24 dezembro 2004
Feliz Natal!
Nem nascendo numa Manjedoura o menino Jesus se livra do "consumismo"!
É um óptimo dia para pensar no que é o Natal, o que ele siginifica na verdade.
Será o verdadeiro Natal o do consumismo? De comprar desenfreadamente? Ou será o Natal o momento de celebrar em família o nascimento do Menino Jesus.
Que tal oferecer-lhe uma simples prenda: o nosso coração...! Fazer algo pelos outros que nos rodeiam, perdoar alguém próximo de nós, e tantas outras coisas que todos podemos fazer para construir um mundo melhor!
Aproveitando a onda, porque não um dia de reflexão e um pouco de oração? Fica feito o desafio de um Natal radiacalmente diferente. O meu será! :)
Um santo e feliz Natal a todos!
Fábio
PS: !!!Feliz 2005!!! Tudo de bom para vocês :D
23 dezembro 2004
TAIZÉ!!!
Olá a Todos!!Peço desculpa por não ter actualizado o meu blog nas últimas duas semanas mas tenho tido imenso trabalho e há outras prioridades!
Com este post quero falar do Encontro Europeu de Jovens que se vai realizar já para a semana!
A preparação do encontro está a chegar ao fim. Foram muitos meses de intensa preparação. Muitas reuniões, muitas decisões, acções, fins-de-semana quase exclusivamente dedicados à preparação.
Mas tudo isso valeu bem a pena. Afinal serão cerca de 40.000 os jovens que vão participar no encontro, 20.000 dos quais vêm de fora para Lisboa.
Graças ao esforço de mais de um milhar de jovens da Grande Lisboa, Setúbal e Santarém, da equipa de irmãos e voluntários, conseguimos a proeza de ter todos esses jovens acolhidos em famílias durante o encontro!
Eu, a Catarina e a restante equipa de preparação aqui da paróquia de S.Pedro e S.João do Estoril conseguimos 150 lugares em famílias. Ficámos muito contentes claro!
A preparação do encontro acabou por se revelar ela mesma muitas vezes um encontro! Ir de porta em porta ao encontro do vizinho desconhecido para lhe anunciar, atrevo-me a dizer, a "boa nova", ver uma vez mais o DVD (que acho que já sei de cor depois de tanto o ver!) e desafiar ao acolhimento.
Um encontro também porque uniu pessoas que não se conheciam com um objectivo comum! Formaram-se novas amizades na equipa, difundiu-se esperança em tantos corações, trouxemos cor e música aos nossos dias cinzentos!
Nunca antes na vida senti desta forma que Deus precisava também de mim para construir esta obra! Nunca tinha tantas vezes falado para uma assembleia para anunciar. Em alguns momentos quase me senti uma espécie de missionário na própria paróquia!
Foi gratificante e feliz participar em orações em grupo em S.Nicolau e em S.Jorge de Arroios, poder encontrar amigos que também estão envolvidos na preparação e conhecer mais alguns! Ou estar em contacto com alguns voluntários que dedicaram por inteiro os ultimos meses de vida ao encontro!
Também houve casos que realmente nos enchem de esperança. Por exemplo fui falar com o meu vizinho de cima sobre o encontro mas ele inicialmente não se mostrou muito interessado em acolher, não sabia se iria estar, enfim. Voltei a pensar que tinha feito o que pude. Imaginem o meu sorriso quando no dia seguinte me bate à porta e diz: "olha Fábio, não estaremos cá, mas dou-te a chave da nossa arrecadação, que tem duas camas e casa-de-banho"! E muitos outros, alguns deles estão relatados no site www.taize.fr
Quem quiser acolher ainda pode fazê-lo, nós em S.João agradecemos muito e queremos que o maior nº de famílias possa participar da experiência e o maior nº de jovens aproveite o encontro ao máximo! Qualquer informação que precisem, falem comigo estou aqui para ajudar!
Para quem ficou curioso com a fotografia, descobria-a autenticamente ao navegar no site de Taizé! Apareço na galeria de fotos oficial do encontro (de costas é verdade, com o irmão Samuel ao lado)! Espreitem em ww.taize.fr/ext/photos/index0004.htm
As nossas T-Shirts laranja foram mesmo um impacto!
Na 1ª reunião geral em Arroios era o único a envergar orgulhosamente a T-Shirt e fui logo abordado por uma dúzia de pessoas a perguntar onde tinha arranjado a T-Shirt, inclusivé o irmão João, que se lembrava de eu ter estado em Taizé o ano passado! Resultado: na reunião seguinte estavam os escuteiros a vender ao dobro do preço imitações laranja das nossas T-Shirts! E este domingo na terceira reunião eram várias pessoas a usá-las! Mas a original é que é!
E por isso a foto só podia ser comigo ;) !
Que tudo isto sirva para construir um mundo melhor, um futuro de paz e de esperança!
06 dezembro 2004
Banco Alimentar
Este fim-de-semana decorreu mais uma edição do Banco Alimentar contra a fome como toda a gente sabe, acho eu!
Eu como não podia deixar de ser estive a dar o meu contributo e lá estive no Pingo Doce da Alapraia a comandar as tropas no turno do almoço este Domingo. Felizmente houve imensos voluntários todo o dia, tivémos sempre excesso de pessoas =)
Uma amiga minha (sim Andreia, és tu!) esteve em Alcântara (onde fica o armazém geral) a ajudar sábado à tarde! Deve ser fantástico, ainda não foi desta que fiquei em Alcântara (pensei que à terceira fosse de vez, mas talvez seja na próxima recolha em Maio).
Se quiserem saber mais informações visitem:
www.lisboa.bancoalimentar.pt
Na última edição (em que eu não tinha participado :( ) recolheram-se 2,5 toneladas neste supermercado. Vamos lá ver se desta vez batemos esse número!
Beijinhos e Abraços.
PS: Neste sábado houve também a 2ª oração de Taizé na nossa paróquia. Infelizmente foi menos gente do que na primeira (também nos esquecemos de avisar no fim-de-semana antes), mas pior que isso, foi novamente não ter aparecido praticamente ninguém do grupo de jovens. Desilude-me bastante, perder a minha 5ª à noite a preparar a oração e estar uma hora antes a preparar o espaço, para depois as pessoas avisadas e relembradas no próprio dia não serem capazes de "gastar" nem meia hora em oração.
04 dezembro 2004
Café-Concerto: Reloaded!
Olá!!
Pois é o café-concerto foi mais um sucesso tal como o ano passado! (a foto é do ensaio do ano passado)
Apesar de bem organizado (experiência, lá está) sem faltar nada, ainda houve uns precalços com o som (que foi bastante reforçado nesta edição) mas nada que o grupo não conseguisse dar a volta! Houve imensa gente, aliás queria agradecer a todos os participantes pois tivémos quase casa cheia, numa terça-feira muita chuvosa (S.Pedro estava contra nós e o outro Sr. Pedro foi à vida, mas isso comento mais tarde) e duas bandas, os Black Nepal (Reggae, onde encontrei um velho amigo meu, o Ivo, na guitarra) e No Diesel (Rock, o nosso sucesso do ano passado) que foram o delírio do pessoal.
No início estava tudo muito mole, mas à medida que chegava mais gente conseguimos por muitos aos saltos e a dançar, fazer uns moches (André, aquela deve ter doído! ;)) e divertirem-se! Eu pessoalmente fiquei mesmo exausto, quando não estava às voltas a tratar da organização, estava lá à frente em cordões humanos aos saltos!...
Tão ou mais importante ainda do que a festa e diversão foi a surpreedente quantidade de bens essenciais que conseguimos recolher, Kgs e Kgs de comida, imensas peças de roupa e sacos enormes cheios de brinquedos!! Foi óptimo e deixou-me muito satisfeito na manhã seguinte a fazer o inventário!
Só espero que a iniciativa continue a crescer, e daqui a uns anos ultrapassamos o super arraial do IST que anda a quebrar de qualidade! Eheh, Um grande abraço a todos aqueles que deram de si para tornar o evento possível e a todos os que participaram (e a todos que leram atentamente este texto :p)!
PS: Hoje há a nossa 2ª oração de Taizé na igreja às 17h45 (organizado pela equipa de preparação do encontro). Apareçam por favor! Ah, e este fim-de-semana decorre a recolha do banco alimentar. Contribuam para alimentar esta ideia! Eu lá estarei no Pingo Doce da Alapraia amanhã à tarde!
Aqui em baixo no comentário podem ver a lista total de bens recolhidos =)
03 dezembro 2004
O Código da Vinci
Bem, acabou finalmente o vicío! Ou infelizmente!
A verdade é que desde que comecei o livro, em 15 minutos tinha entrado para o clube dos aficcionados! Não descansei enquanto não o acabei, mesmo a cortar nas minhas tão preciosas horas de sono! É verdade que passa a ser o meu livro preferido! E eu que a inicío estava relutante a lê-lo!
O meu irmão literalmente devorou-o apenas num Domingo até ao Jantar!!
Para mim que sou católico desde que me conheço, e neste momento bastante praticante (pelo menos tento, se nas minhas acções se reflecte isso ou não, é algo que quem vocês me poderão dizer), foi extremamente interessante ler sobre o tipo de informações que nos são descritas pelo autor.
Na catequese sempre fui dos membros mais interessados, não era preciso os pais mandarem-me para lá! Já da missa fugia (e muitas vezes ainda fujo =)). Contudo sempre houve coisas que me fizeram confusão, e a minha pouca fé lá ia tapando alguns buracos. Agora acho que muitas coisas fazem mais sentido! Esta nova perspectiva vem aliás reforçar alguns pensamentos e opiniões minhas que em vários pontos são contrários à doutrina da Igreja mas que na minha opinião em nada vão contra o que considero ser os ensinamentos de Cristo.
Afinal qual é o problema de se apresentar o Homem Cristo como Homem casado? E porquê esconder Maria Madalena como mulher (se fosse mesmo sua mulher), rebaixá-la na Biblía, apenas para exaltar que Cristo era Divino, dando origem ao regime de patriarcado. Na minha opinião apresentar o lado humano de Cristo só reforça toda a mensagem. Só demonstra o Caminho, como sendo possível percorrer por qualquer um de nós se quisermos, em vez de ser divinizado, afastando-o da realidade humana.
Porquê ocultar nos nossos dias a imensidão de outros evangelhos se existem e que tenham talvez outro tipo de conteúdo? Não deixa de ser bizarro que o maior best-seller de todos os tempo tenha saído de um concílio em Roma, escolhido de forma a agradar a todos, excluindo imensa informação para as gerações vindouras. Ou que nos nossos dias os catequistas impingam que houve mesmo a multiplicação dos pães e outros milagres sem perceber o sentido figurativo em que eles são descritos.
Enfim, podia por aqui mais uma parafernália de questão pertinentes para se debater.
Acho de facto que se confunde o que é a religião, o que foi e é a vida de Cristo, o exemplo de como se pode dar sentido, profundidade, força e espiritualidade às nossas vidas, o exemplo de caminho e vida a percorrer; com a instituição Igreja, que como qualquer instituição humana tem elementos muito bons e outros maus, tem grandes obras feitas no presente e passado mas também feitos terríveis! Salvaguardo imensos homens na igreja como o Papa e o nosso cardeal por exemplo, mas existem muitos a servirem-se da religião para os próprios interesses em vez de servirem a religião para ajudar outros.
Voltando ao livro, concordam comigo que uma suposta busca ao "Santo Graal" seria algo de fascinante? Até para quem não tinha grande interesse por arte antiga, não perdi tempo em ver algumas das imensas obras referidas no livro. No site do autor tem várias fotos. Se quiserem vão a www.danbrown.com e vejam. Não gostei que no livro se exaltasse tanto o lado pagão e o suposto sagrado feminino, pareceu-me um bocado arcaico em detrimento da nossa crença em Deus. Mas são opiniões! Um grande abraço =)
Subscrever:
Mensagens (Atom)