18 novembro 2004

E agora Palestina?

Yasser Arafat, o ícone da palestina, foi esta semana declarado morto. Sem a liderança forte de Arafat o que sucederá à Palestina? Como se irá desenrolar o confilto israel-palestina? O povo já congemina histórias de conspiração, intrigas e traição. Dizem-se certos de que ele foi envenenado embora os médicos franceses o desmitam. De qualquer forma, a palestia ficou sem o seu líder, ele que desde de 1969 preside à OLP (Organização para a libertação da palestina) e foi o presidente da Autoridade Palestiana desde que foi criada (1994).
Felizmente, o momento de transição até ao momento tem sido pacífico tendo-se criado um governo provisório com unanimidade até a realização de eleições. Perfilam-se vários candidatos à sucessão:
  • Mahmoud Abbas (actual secretário-geral da OLP)
  • Ahmed Qurei (actual primeiro-ministro)
  • Jibril Rajoub (antigo chefe de seguramça)
  • Marwan Barghouti (chefe da Fatah condenado a 5 penas de prisão perpétua por Israel)

Entre outros. Barghouti é falado como o mais querido do povo, por ter fibra de herói e pelo que fez na geração da Intifada. Diversas acções e personalidades mostram essa vontade, acreditando que só ele poderá verdaderamente substituir Arafat e conseguir uma Palestina independente e democrática. Chamam-lhe o "Mandela Palestiniano". Contudo está em prisão perpétua em Israel. Nasceu já uma fundação apoiada por personalidades como Nelson Mandela e Saramago para exigir a sua libertação e dar ao povo esse líder. Caso contrário, os extremistas islâmicos continuarão a crescer e a exercer violência, e teme-se que poderão chegar ao poder, algo que Arafat nunca permitiu. Grupos como o Hamas e a Jihad Islâmica não param de crescer, com cada vez mais jovens, incluindo agora também mulheres, dispostos a tornar-se mártires. Afinal, qual é a esperança de um povo com 55% a 75% abaixo do limiar da pobreza, em constante guerra com um adversário muito mais poderoso? Um sincero voto de paz e esperança que esse povo possa prosperar!

Obrigado aos meus leitores, não deixem de me dar a vossa opinião!

In: Visão nº 610


1 comentário:

Anónimo disse...

Morte por Envenenamento? Hipótese a considerar. Israel provavelmente cansou-se de o ver definhar sem nunca falecer de vez, o que os iria colocar em posição favorável no actual conflito do Médio Oriente. Sou de opinião que a escolha de presidente será fundamental no que irá suceder entre Israel e Palestina. Se a escolha recair num líder fanáticoe radical, os atentados terroristas continuaram sem cessar (porque se Israel até então não cedeu, não é agora com o líder palestino afastado que irá ceder). É preciso uma revolução de mentalidades por parte da população cuja maioria sobrevive em condições deploráveis, preferindo a morte a sua miséravel existência. É necessário que o novo líder conduza o país á paz pondo finalmente um termo a violência.