23 dezembro 2004

TAIZÉ!!!



Olá a Todos!!Peço desculpa por não ter actualizado o meu blog nas últimas duas semanas mas tenho tido imenso trabalho e há outras prioridades!
Com este post quero falar do Encontro Europeu de Jovens que se vai realizar já para a semana!
A preparação do encontro está a chegar ao fim. Foram muitos meses de intensa preparação. Muitas reuniões, muitas decisões, acções, fins-de-semana quase exclusivamente dedicados à preparação.
Mas tudo isso valeu bem a pena. Afinal serão cerca de 40.000 os jovens que vão participar no encontro, 20.000 dos quais vêm de fora para Lisboa.
Graças ao esforço de mais de um milhar de jovens da Grande Lisboa, Setúbal e Santarém, da equipa de irmãos e voluntários, conseguimos a proeza de ter todos esses jovens acolhidos em famílias durante o encontro!
Eu, a Catarina e a restante equipa de preparação aqui da paróquia de S.Pedro e S.João do Estoril conseguimos 150 lugares em famílias. Ficámos muito contentes claro!
A preparação do encontro acabou por se revelar ela mesma muitas vezes um encontro! Ir de porta em porta ao encontro do vizinho desconhecido para lhe anunciar, atrevo-me a dizer, a "boa nova", ver uma vez mais o DVD (que acho que já sei de cor depois de tanto o ver!) e desafiar ao acolhimento.
Um encontro também porque uniu pessoas que não se conheciam com um objectivo comum! Formaram-se novas amizades na equipa, difundiu-se esperança em tantos corações, trouxemos cor e música aos nossos dias cinzentos!
Nunca antes na vida senti desta forma que Deus precisava também de mim para construir esta obra! Nunca tinha tantas vezes falado para uma assembleia para anunciar. Em alguns momentos quase me senti uma espécie de missionário na própria paróquia!
Foi gratificante e feliz participar em orações em grupo em S.Nicolau e em S.Jorge de Arroios, poder encontrar amigos que também estão envolvidos na preparação e conhecer mais alguns! Ou estar em contacto com alguns voluntários que dedicaram por inteiro os ultimos meses de vida ao encontro!
Também houve casos que realmente nos enchem de esperança. Por exemplo fui falar com o meu vizinho de cima sobre o encontro mas ele inicialmente não se mostrou muito interessado em acolher, não sabia se iria estar, enfim. Voltei a pensar que tinha feito o que pude. Imaginem o meu sorriso quando no dia seguinte me bate à porta e diz: "olha Fábio, não estaremos cá, mas dou-te a chave da nossa arrecadação, que tem duas camas e casa-de-banho"! E muitos outros, alguns deles estão relatados no site www.taize.fr

Quem quiser acolher ainda pode fazê-lo, nós em S.João agradecemos muito e queremos que o maior nº de famílias possa participar da experiência e o maior nº de jovens aproveite o encontro ao máximo! Qualquer informação que precisem, falem comigo estou aqui para ajudar!

Para quem ficou curioso com a fotografia, descobria-a autenticamente ao navegar no site de Taizé! Apareço na galeria de fotos oficial do encontro (de costas é verdade, com o irmão Samuel ao lado)! Espreitem em ww.taize.fr/ext/photos/index0004.htm
As nossas T-Shirts laranja foram mesmo um impacto!
Na 1ª reunião geral em Arroios era o único a envergar orgulhosamente a T-Shirt e fui logo abordado por uma dúzia de pessoas a perguntar onde tinha arranjado a T-Shirt, inclusivé o irmão João, que se lembrava de eu ter estado em Taizé o ano passado! Resultado: na reunião seguinte estavam os escuteiros a vender ao dobro do preço imitações laranja das nossas T-Shirts! E este domingo na terceira reunião eram várias pessoas a usá-las! Mas a original é que é!
E por isso a foto só podia ser comigo ;) !

Que tudo isto sirva para construir um mundo melhor, um futuro de paz e de esperança!

Sem comentários: