03 dezembro 2004

O Código da Vinci



Bem, acabou finalmente o vicío! Ou infelizmente!
A verdade é que desde que comecei o livro, em 15 minutos tinha entrado para o clube dos aficcionados! Não descansei enquanto não o acabei, mesmo a cortar nas minhas tão preciosas horas de sono! É verdade que passa a ser o meu livro preferido! E eu que a inicío estava relutante a lê-lo!
O meu irmão literalmente devorou-o apenas num Domingo até ao Jantar!!
Para mim que sou católico desde que me conheço, e neste momento bastante praticante (pelo menos tento, se nas minhas acções se reflecte isso ou não, é algo que quem vocês me poderão dizer), foi extremamente interessante ler sobre o tipo de informações que nos são descritas pelo autor.
Na catequese sempre fui dos membros mais interessados, não era preciso os pais mandarem-me para lá! Já da missa fugia (e muitas vezes ainda fujo =)). Contudo sempre houve coisas que me fizeram confusão, e a minha pouca fé lá ia tapando alguns buracos. Agora acho que muitas coisas fazem mais sentido! Esta nova perspectiva vem aliás reforçar alguns pensamentos e opiniões minhas que em vários pontos são contrários à doutrina da Igreja mas que na minha opinião em nada vão contra o que considero ser os ensinamentos de Cristo.
Afinal qual é o problema de se apresentar o Homem Cristo como Homem casado? E porquê esconder Maria Madalena como mulher (se fosse mesmo sua mulher), rebaixá-la na Biblía, apenas para exaltar que Cristo era Divino, dando origem ao regime de patriarcado. Na minha opinião apresentar o lado humano de Cristo só reforça toda a mensagem. Só demonstra o Caminho, como sendo possível percorrer por qualquer um de nós se quisermos, em vez de ser divinizado, afastando-o da realidade humana.
Porquê ocultar nos nossos dias a imensidão de outros evangelhos se existem e que tenham talvez outro tipo de conteúdo? Não deixa de ser bizarro que o maior best-seller de todos os tempo tenha saído de um concílio em Roma, escolhido de forma a agradar a todos, excluindo imensa informação para as gerações vindouras. Ou que nos nossos dias os catequistas impingam que houve mesmo a multiplicação dos pães e outros milagres sem perceber o sentido figurativo em que eles são descritos.
Enfim, podia por aqui mais uma parafernália de questão pertinentes para se debater.

Acho de facto que se confunde o que é a religião, o que foi e é a vida de Cristo, o exemplo de como se pode dar sentido, profundidade, força e espiritualidade às nossas vidas, o exemplo de caminho e vida a percorrer; com a instituição Igreja, que como qualquer instituição humana tem elementos muito bons e outros maus, tem grandes obras feitas no presente e passado mas também feitos terríveis! Salvaguardo imensos homens na igreja como o Papa e o nosso cardeal por exemplo, mas existem muitos a servirem-se da religião para os próprios interesses em vez de servirem a religião para ajudar outros.

Voltando ao livro, concordam comigo que uma suposta busca ao "Santo Graal" seria algo de fascinante? Até para quem não tinha grande interesse por arte antiga, não perdi tempo em ver algumas das imensas obras referidas no livro. No site do autor tem várias fotos. Se quiserem vão a www.danbrown.com e vejam. Não gostei que no livro se exaltasse tanto o lado pagão e o suposto sagrado feminino, pareceu-me um bocado arcaico em detrimento da nossa crença em Deus. Mas são opiniões! Um grande abraço =)

8 comentários:

Anónimo disse...

Vês pah? Eu disse-te que o livro era lindo... mas não quiseste acreditar :P

Marco

Bionic disse...

Pois é, a história é excelente, mas contudo é uma ficção! Fico contente por teres lido um livro inteiro =p
Um abraço, have fun!

Anónimo disse...

Da Beatriz:

Oooohhh eu concordo contigo em tantas coisas!!!! E também adorei o livro :)
E se gostaste do estilo do Dan Brown, ele tem mais livros também giros, tenta procurá-los (acho que já estão traduzidos).
Beijinhos :)

Anónimo disse...

Bem Fábio, como sempre não concordo com muitas das coisas que dizes, e entre elas o que vais dizendo sobre Cristo. Que o livro seja bom, tenho a certeza, mas o que é errado é achares que o que diz é a verdade. É como leres um livro de Harry Potter, que como sabes também tem muito sucesso e partir daí achares que existem feiticeiros e magos.

Temos que distinguir o real do imaginário e da ficção.
Se te dizes Cristão, então deves perceber o que significa ser isso, Quando Jesus diz: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida" não são palavras vãs, ou então seria como Confúcio ou Buda que tem ensinamentos muito bonitos, mas que não passariam disso palavras, enquanto o que o Cristão acredita que Jesus é Deus, e que a sua Palavra é Salvação (como dizemos no final do evangelho. Não vale a pena irmos pelos factos errados que Dan Brown tem no seu livro, que são imensos. Mas a pergunta que tenho que te pôr é: "qual é a base da tua fé?". E mais a Fé é racional, e não um sentimento, e esta adesão a uma pessoa deve ser profunda. Muitas vezes a questão mais difícil de resolver é: ao dizermos muitas vezes uma mentira passamos a achar que ela é verdadeira e até a acreditar nisso.

E aqui ponho a questão, tu que até és animador, obviamente deves saber que não são os milagres que nos fazem acreditar em Jesus, mas ao mesmo tempo o fundamental é saber que este Deus em quem acreditamos é Omnipotente (pode tudo) apenas no AMOR, e por isso se humilha e deixa que a opção seja profundamente tua.

Sobre os outros evangelhos apócrifos, que sempre se soube deles foram excluídos, até por uma razão simples, porque acreditamos que Deus existe, que o Espírito Santo nos dá discernimento sobre o que é verdade e o que é falso.

Acabo com uma frase que é ilucidativa do meu pensamento: "Deus fez-se homem para que o homem se fizesse Deus" (e não o contrário, que muitas vezes nos acontece, pôr a fasquia de Deus em nós)

um abraço
jc

Bionic disse...

Olá Zé Carlos,
Uma vez mais arrasas comigo com os teus comentários! ;)
Mas ainda bem que o fazes porque só assim é que se para para repensar as coisas e se anda para a frente depois. Eu tenho consciência que o livro é uma ficção e claro que há imensas coisas que eu não levo à letra ou considero verdadeiras, mas algumas delas não deixaram de me suscitar interesse e proporcionar uma nova abordagem sobre o dogma. Não pus em causa a minha fé, aliás até digo que nalguns pontos foi reforçada.
Quando dizes que a nossa crença e fé cristã tem na base a divindade de Cristo, e afirmas que não se compara aos bonitos ensinamentos de Buda ou Confúcio fizeste-me lembrar imenso uma reunião do grupo em que o Paulo dizia "afinal mesmo que Jesus não tenha ressuscitado, o que interessa é a Palavra" e entrámos num óptimo debate em que tu contra-argumentaste convictamente. Eu não sei se fiquei assim tão convencido. Não gosto de pensar que a religião Cristã é melhor ou mais forte que o Budismo por exemplo. Com isto não estou a negar que para mim Jesus é Deus personificado.
Não percebi bem o que quiseste dizer quando afirmas a propósito dos evangelhos que "o espírito santo nos dá o discernimento para distinguirmos a verdade da mentira". Será assim tão absurda a nova concepção do "Graal"?
Perspectivo uma óptima "discussão" pessoalmente!
Até breve =)
Um abraço!

Anónimo disse...

Após alguma luta com o PC e passado algumas promessas de tirar um tempo para respirar fundo e deixar aqui a minha opinião cá estou eu=)

Antes de mais, e como não poderia deixar de ser, queria-te dar os parabéns pela ideia do blog! Um local onde as pessoas podem expressar as suas ideias e opiniões é sempre bem vindo!Keep it coming=P

No que diz respeito ao comentário sobre o livro...
Quando o li ainda não existia esta "comotion" em torno do livro, e se queres que te diga, se fosse agora não sei se o leria! Não consigo ler o Harry Potter (um exemplo já aqui mencionado) por achar que é um tema que nos é introduzido pelos olhos a dentro, e tenho imensos amigos meu que gostaram de o ler e recomendam!
Mas a verdade é que o facto de um livro ter tanta publicidade em principio deve significar algo: que é bom! Admito que é uma falha da minha parte, mas simplesmente não me desperta o interesse!

No que diz respeito ao livro em si, gostei muito=) Esta escrito de um modo muito dinâmico que cativa o leitor ao longo de toda a historia! Historia, que por si só, devido à controvérsia que incrementa, também se torna cativante.

A bíblia foi escrita ao longo da historia, em tempos muitas vezes complicados e em épocas em que a censura era aplicada de modo severo.. como podemos acreditar cegamente que não houve uma censura na "palavra de Deus"! O que está por detrás das palavras ocultas da bíblia, actualmente apenas podemos encontrar dentro dos nossos corações!

Acredito em Deus, mas não sou muito a favor da igreja (para não dizer que sou contra a ideologia da igreja católica!). "Deus fez-se homem para que o homem se fizesse Deus" gostei da frase, fez-me muito sentido! Mas não a podemos interpretar somente como Deus ter descido ate nós, pois de certo modo nós também fomos elevados ate Ele. E se Deus se fez homem, e nos criou à sua imagem e semelhança, então Ele abraçou toda a nossa vertente humana... Admitir-mos que Deus seria somente capaz de um amor espiritual e não também de um amor carnal seria negligenciar, e em ultima analise repudiar, um lado humano em nos e porque não um lado humano n'Ele?
É verdade que o livro tem falhas, falhas a nível de história inclusive (como por exemplo dados sobre o Priorado-que se torna um tema muito central), mas quem sabe se também não esconderá uma verdade?

A maioria das pessoas que leu este livro, da qual faço parte, comprou-o por saber que abordava um tema controverso! Agora, será que estamos a duvidar da nossa fé ou estamos somente a descobrir que pode existir outro lado? Eu acredito que vi outro modo de as coisas se terem sucedido, um modo que pode ser tão real como o que tinha conhecimento antes!
Concordo contigo quando afirmas que "apresentar o lado humano de Cristo só reforça toda a mensagem", mas penso que nem toda a gente esteja pronta para descobrir esse lado divino tão próximo de nos mesmos.
Existem teorias a favor da tese introduzida pelo livro, tal como existem teorias que a consideram um ultraje! Se Deus nos fez à sua imagem, deu-nos o poder de o alcançar por nós próprios... é ser Humano que nos torna tão próximos de Deus, pois Ele também já O foi! E ser humano é ser como nós... em todas as nossas dimensões.

Tânia

Bionic disse...

Olá Tânia! Obrigado pelos elogios =)
Adorei o teu comentário, tens um nível de escrita óptimo que eu não tenho paciência de por em prática aqui. O facto de não seres praticante não te apagou a clarividência sobre estas questões mas acho que tinhas ainda muito por explorar se fosses em busca!...
Não comprei o livro por causa da polémica, antes pelo contrário, foi mais tarde, motivado pela curiosidade levantada pelo "misterioso" best-seller.
A frase "Deus fez-se Homem para que o Homem se fizesse Deus" é excelente e com um conteúdo imenso, desde que bem interpretada (que não apareçam malucos a dizer que são Deuses porque acreditam em Jesus!!). Cristo ter-se feito Homem é, e concordo inteiramente contigo, ter assumido todas as nossas dimensões. Senão perdia "força" na mensagem. Como a minha catequista dizia: "É difícil para nós conceptualizarmos, mas Jesus era mesmo 100% Homem e 100% Deus".
Acho que a maioria das pessoas não só estão longe de se aperceberem que existe esse lado divino tão próximo de nós, como não o procuram descobrir, aliás, fogem dele, recusando-o, sem se darem conta que estão a destruir um caminho de felicidade e realização nas suas vidas (na minha opinião, é claro).
O materialismo substituiu o espiritualismo,
a negligência substituiu a fé.
Dou graças por ter outra visão e por ter tido quem me abrisse os olhos nessa direcção (em particular um grande abraço ao zé carlos e um beijinho para a Bea!)
Beijinhos e Abraços aos restantes leitores =)

Anónimo disse...

Gostaria de por uma pergunta no ar... até que ponto sentem que a biblia ou qq outros documentos são 100%verdadeiros? todos os dias sente-se a igreja mais a margem da sociadade, porque? a sociadade evolui e a igreja não? será ja nakela altura n foi tentado isso mesmo, no entanto n havia simplesmente o poder chamado media? axo q cada um pode ser crente e acreditar da forma q quiser, e q ninguem, nem mesmo a igreja tem o "dever" nem direito de impingir o chamado "caminho" certo. gostava q as pessoas em vez de aceitarem uma coisa cm certa se questionassem mais qd é levantado estas perguntas... será q muitas pessoas tomam essas perguntas como tabus? amigos... pensem por voces... quem são voces... pensem se alguma vez precisaram e tiveram a ajuda "divina"...