10 novembro 2004

Processo de Bolonha

Este post é mais direccionado a pessoal do ensino superior.
O tão badalado processo de bolonha, criado já no século passado, e suposto entrar em vigor já no próximo ano lectivo pretende reduzir as nossas licenciaturas para 3 anos, sendo o ciclo completante dos 2 anos seguintes equivalente ao grau de mestrado.
Ou seja no meu caso e dos meus congéneres, o nosso curso de 5 anos no técnico seria equivalente a mestrado!!! (Não é que não sejamos uns mestres, ;p )
Bem, parece-me a mim que as licenciaturas descem para bacharelatos. O que vai acontecer a este grau? Tendo em conta que o sistema de ensino Português continua a dar grande ênfase à componente teórica (não me refiro só ao IST, ainda hoje vinha a conversar com uma amiga, que está no 4 ano de pintura em belas-artes e ainda só teve uma cadeira em que pintava!) pelo que 3 anos de licenciatura serão praticamente teóricos. Ora isto não tem vantagens para o mercado nacional, um dos argumentos usados pela união europeia. Isso coloca-nos em défice perante os outros países, com formações mais adequadas ao mundo prático! Para além disso, com a crescente procura dos estudantes do mais alto grau de formação atingível, independentemente da utilidade ou vantagem que possam tirar, poucos ficar-se-ão pela licenciatura. A maioria quererá logo ficar com o mestrado!
Ora o estado não paga formações pós-licenciatura (regra geral).
Pois é, temos um belo imbróglio. Contudo eu até acho bem que se reduza a licenciatura para 4 anos (sistema americano) e, mais importante, que se invista a sério na componente prática e na interacção com o mundo profissional e empresarial!
O que os reitores de quase todas as nossas universidades tentam negociar com o ministério é o sistema 4 + 1 (licenciatura/mestrado) até ao final deste ano. Acho pertinente que todos nós estejamos conscientes e informados, e com uma opinião sobre o assunto.
Gostava que a partilhassem comigo!
Um grande abraço à malta!!!

4 comentários:

Anónimo disse...

Pois é, isto tudo até parece interessante, mas já não nos vai afectar... Mais grave do que isso é que o título de licenciado vai desaparecer, ou seja.. nós não vamos ser nada! COOL =). Tanto quanto sei, o IST quer fazer com que os seus cursos continuem a ser de 5 anos e, com algumas alterações no curriculo, passarão de licenciaturas a mestrados. Mas nós, que lá estamos a passar agora, seremos meros licenciados, pois a reforma não nos vai afectar. E se quiseres ser mestre vais ter que continuar mais uns dois anos (salvo erro).
Mas de qualquer forma isto não nos interessa, nós vamos é ser Doutores!!! ehe

sofia

ps: parabéns Fábio pelo blog

Anónimo disse...

Este país em vez de andar para a frente, anda para trás. Isto é uma alegria! A unica coisa decente portuguesa ainda é a super bock =D

(mais um comentario produtivo)
By: ME!

Bionic disse...

Olá! Para quem leia isto ainda este fim-de-semana, esta 2ª Feira, dia 6 Dezembro, às 14h30 vai haver no técnico uma sessão de esclarecimento sobre o processo de bolonha. Será num dos anfiteatros do pavilhão de civil (piso -1, o nº 2 acho eu). Para quem estiver interessado. Eu talvez dê lá um salto. Saudações académicas =)

Bionic disse...

Bem, a conferência de esclarecimento não era bem onde eu disse mas sim no centro de congressos do pavilhão de civil. Eu tentei ir, mas só começou quase às 15h e eu tinha laboratório de bioquímica. Infelizmente não posso acrescentar aqui nada de novo :(