29 março 2005

Arte em férias



Aproveitei estas mini-férias de Páscoa (que terminam hoje :( ) para apreciar um pouco de arte e ganhar alguns conhecimentos. E refiro-me a várias formas de arte.
Quem deve gostar muito de post é a Catarina, Eheh! =)

Começando pelo fim-de-semana da Primavera no CCB. Apesar de eu não saber, nesse f-d-s comemorava-se o 12º aniversário do centro e portanto havia animação a rodos! Aliás todo o centro parecia uma autêntica feira popular! Havia animação a toda a hora com espectáculos de rua, palhaços, e outros; stands a vender flores, pipocas, pão com chouriço, bares, carroçeis, piano ao vivo, eu sei lá!! Era a confusão total!
O melhor mesmo era ter todas as entradas à borla.

Eu aproveitei da melhor maneira para uma tarde em grande e barata =)
Começei pela exposição da Rebecca Horn (o que eu tinha ido ver). Ela é uma artista mmultifacetada. Pintora, inventora, desenhadora, construtora, realizadora, etc.
Na minha opinião a exposição está algo... estranha. Há muita coisa que não percebi apesar de ter explorado cada elemento. Acho os desenhos maus. Não gostei mesmo nada deles, nem do vídeo. São psicadélicos! Em contrapartida gostei bastante das máquinas que ela desenha e constrói. Expressam imensa coisa de forma simples e intrigante. Por exemplo, a foto que vêm é de uma pequena borboleta mecânica que eu achei querida!
Há muitas outras que não descrever aqui, mas que vale a pena serem vistas.

Aproveitei também para ver as duas exposições temporárias que também estão em exibição mas não gostei nada delas, e ainda revi o museu do design (exposição permanente). Só foi pena o crowd como diria o meu irmão!

Mudando para outra forma de arte, a inevitável sétima arte! Na última semana fomos ver (eu e o meu amor) o Hitch e o Million Dollar Baby.
Adorei o primeiro, foi só rir o filme todo!! =D Está muito giro, para uma comédia "romântica" surpreendeu-me pela positiva!
O segundo, tinha de ir ver, como filme do ano e fortemente galardoado! É muito denso, por vezes violento fisica e psicologicamente! Aborda um tema muito controverso como a eutanásia. Mas apesar de tudo está muito bem feito e realizado.

A minha mãe e o meu irmão ainda foram ver este f-d-s a exposição do museu de arte antiga mas eu não estava =(
Ainda fomos ao palácio nacional de Queluz mas estava fechado =(

Bom, arte e cultura são importantes na nossa educação e acho que este post vos pode abrir o apetite!
Abraços e beijinhos

2 comentários:

Anónimo disse...

sim sim.... abre o apetite... mas não sei se sou mt do tipo de ir a galerias e ficar a ver as obras dos outros... especialmente pk nunca fui a uma...
quanto ao filme million dollar baby tambem ja fui ver e ta um expectaculo... claru que com alguma violencia... mas ficou um filme 5* pelos menos o que acho...

bem... te... bjus...

Bionic disse...

Eu também não sabia, foi sorte =)
Há aí uns cadernitos chamados agendas culturais que dão jeito para estas coisas. O problema E às vezes pecarem por excesso de informação. Por exemplo quando compro a visão raramente tenho paciência para a secção "visão 7".