21 março 2005

Danone Career Workshop




Na úlitma semana decorreu no centro de congressos do IST o VII Career Workshop Cada dia foi atribuido a uma empresa diferente: CapGemini, ABB, PT comunicações, Danone. Para que serve isto? Aumentar a ligação Universidade-Mundo Empresarial que acho muito importante!

De manhã decorria a apresentação das empresas, áreas de actividade e interesse, países, história, valores e projectos actuais e futuros.
Da parte da tarde, os participantes eram desafiados a interagir directamente com a empresa resolvendo um case-study, o que nos permitiu ficar a conhecer um pouco da realidade prática da empresa.

Naturalmente, das 4 empresas participaram, a que me interessava mais directamente era a Danone. Felizmente tinha uma tarde livre o que me permitiu participar. Foi muito interessante! Aparecem dois tipos da Danone Portugal completamente informais (Recursos Humanos e Ambiente), muito simpáticos e com uma abordagem muito próxima, transmitindo mesmo a sensação de serem uns colegas mais velhos. Mais tarde ainda apareceu outro para dar um testemunho de quem acabou de entrar na empresa. Devia ter acabado de se levantar e devia ir surfar a seguir, improvisou um discurso de isto é "bué da fixe" e tal, lol! Foi giro! Deu para descontrair.

Resumindo, ficámos a conhecer melhor o grupo Danone (que não é só iogurtes, mas também outros produtos frescos, bolachas e águas), os valores, um pouco da história, os mercados e nºs. Fomos bombardeados q.b. com publicidade e tal, mais a que estou a fazer aqui. Mas é merecida pois gostei muito desta interecção.

À tarde tivémos então um case-study. Mais concretamente, depois de nos explicarem detalhadamente o programa e o método que seguem para cada projecto novo, pediram-nos para (em grupos) fazer uma análise SWOT a esse método, i.e., (Strongholds, Weaknesses, Oportunities, Threats)
Cada grupo apresentou depois o seu trabalho oralmente com acetato. Advinhem lá quem o fez no meu grupo. Pois, tinha de ser não é. Mas não correu muito mal :P
Interessante também foi a convivência no inevitável coffee-break.

Oportunidades para aproveitar. Abraços e beijinhos

Sem comentários: