28 março 2005

Páscoa Verbum Dei



E porque não Amar como Jesus?
Por não O conhecer?
Por não acreditar?
Por não conhecer verdadeiramente o seu amor?
Por não querer afirmar-se?
Por não querer ouvir? Sentir?
Por não ter coragem?

Estas podem ser algumas das razões para não amarmos como Jesus. Ou outras tantas.
É tão difícil, quase utópico, eu sei. Mas não é impossível. Basta todos nós pensarmos no que andamos a fazer, quais são os nossos objectivos na vida, e o que fazemos para os atingir. Como nos relacionamos uns com os outros? Como encaramos os outros seres humanos que nos rodeiam? Com amor, como amigos, como inimigos, como adversários ou como alvos? Sabemos perdoar quem nos magoa? Às vezes é tão dificíl, eu bem o sei. É nestas alturas que devemos contar com a ajuda Dele. Não se esqueçam que só ajuda quem nós deixarmos ajudar. Se não contarmos com Ele e não o deixarmos intervir, é natural que não consigamos crescer no Amor.

Esta é uma reflexão semelhante às muitas que tive nesta Páscoa. Uma páscoa a tempo inteiro é do melhor para um Cristão (no verdadeiro sentido da palavra). Sentir e compreender verdadeiramente o que é a Páscoa, o que aconteceu a Cristo, a sua paixão por nós, o que significou (e significa!) a morte e a ressurreição! De facto estes momentos são insubstituíves para quem os vive e fazem nos pensar muito.

Este ano vivi a minha 3ª Páscoa a tempo inteiro. Depois de duas páscoas na Moita dos ferreiros decidi mudar o local, o estilo e as pessoas. Passei a Páscoa na Verbum Dei onde o centro está na oração mas com várias dinâmicas.

Começou com a ceia partilhada na 5ª à noite (como na última ceia de Cristo) e o lava-pés (que me tocou particularmente). Pássamos a 6ª feira Santa em silêncio e oração. É o dia mais denso e mais triste, pelo sofrimento que Jesus passou. Fizémos uma via-sacra em que reflectimos porquê não amar como Jesus, tentando dar resposta às perguntas que vos coloquei. O sábado foi diferente, já sem o silêncio pudémos conviver todos, conhecermo-nos e trocar as nossas vivências. à noite tivémos em vigília Pascal e depois foi festejar em ceia e até à madrugada!
Foi mesmo muito bom este dia, deixou-me feliz!! =)
Obrigado por tudo e por todos!
Deixo-vos este texto a propósito da ressurreição no Domingo:

"Muitas vezes perguntei a mim mesmo porque é que Jesus ressuscitou. E a resposta é sempre a mesma: porque Ele era a vida, porque estava tão vivo que era impossível que a morte fizesse nele morada definitiva. Jesus era o "vidente", o cheio de vida, talvez o único ser humano que chegou a viver em plenitude."
José Luís Martin Descalzo
in Razões para Viver

Que vou deixar como testamento da minha vida?
Porque não Amar como Jesus?

3 comentários:

Anónimo disse...

primeira vez que te vou escrever no blog :D
E porque não Amar como Jesus?
aqui eis a questao.... que muitas vezes toca aos cristaos. penso que muitas vezes nao conseguimos amar como Jesus por nao confiarmos nos outros pra os podermos amar, as vezes tambem por estarmos feridos no coraçao e nao conseguirmos amar. Claro que se O conhecessemos, acreditassemos, ouvissemo-LO e tivessemos coragem tudo seria mais facil.
Gostei de saber que andas a aprofundar mais as tuas páscoas :) isso e muito bom. bem ate um dia destes.
teresa

Anónimo disse...

ola novamente
so pra avisar que começei agora um blog se quiseres dar la um saltinho e comentar força
http://pordosolbyagirl.blogspot.com/
bjus***

Bionic disse...

Só um comentário curto para agradecer à Teresa, a mais recente comentadora do meu blog! =)
Só espero que sejas assídua!
Acrescento também que este testemunho está no site da verbum dei podem seguir este link:

http://www.verbumdei.org/modules.php?name=Documentos&MODE=SHOW&PAGE=Páscoa%2
0Fraterna%202005